HomeTelevisãoInédita em Portugal, ‘Segunda Chamada’ tem data de estreia marcada na Globo

Inédita em Portugal, ‘Segunda Chamada’ tem data de estreia marcada na Globo

Debora Bloch, Paulo Gorgulho, Hermila Guedes, Thalita Carauta e Silvio Guindane protagonizam a trama, que é composta por 11 episódios.

- Continua após a Publicidade -
Elenco - Segunda Chamada (Globo/Maurício Fidalgo)
Elenco – Segunda Chamada (Globo/Maurício Fidalgo)

Quando a noite cai, milhões de vidas entrelaçam-se nas pistas e nos trilhos da gigante São Paulo. O fim do dia, que deveria representar o momento de descanso, ganha um novo significado para os que desviam o caminho de casa e seguem para um local cuja importância anda lado a lado com a mais alta expectativa de transformação social: a escola. Neste horário, as salas de aula estão a serviço da educação para jovens e adultos e são compostas por alunos com idades entre os 17 e os 70 anos, que enfrentam desafios diários e que regressam à escola na busca de uma vida melhor. Esta é a premissa de ‘Segunda Chamada’, série inédita em Portugal que tem estreia marcada para o dia 5 de janeiro, às 20h, na Globo.

Na trama, que é uma coprodução com a O2 Filmes, a educação surge como um rasgo de esperança e torna a missão dos professores ainda mais urgente: lembrar que nunca é tarde para uma segunda oportunidade. Cinco mestres resistem à péssima infraestrutura da escola, ao abandono institucional e à falta de reconhecimento e renovam, dia após dia, a fé no trabalho que realizam. Por mais difícil que isso seja, a vocação fala mais alto para o diretor Jaci (Paulo Gorgulho). É também essa a motivação da persistente Lúcia (Debora Bloch), professora de Língua Portuguesa; da batalhadora Sônia (Hermila Guedes), professora de História e Geografia; da alegre Eliete (Thalita Carauta), professora de Matemática; e do idealista Marco André (Silvio Guindane), professor de Artes. Juntos mostram que dentro da fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus – homenagem a uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil – há conflitos, divergências e obstáculos constantes à realidade de educadores e de alunos, mas também emocionantes histórias de superação.

Jaci é um homem prático, comprometido e que também se dedica fielmente à escola. Ele faz o contraponto com a professora Lúcia, que age de forma mais impulsiva, e com quem mantém uma bonita (e extraconjugal) relação amorosa. “Jaci é um homem único, bem cartesiano e efetivo. Nele tudo fica um pouco misturado, a praticidade e o amor pela profissão, e é esse o diferencial do personagem”, comenta o ator Paulo Gorgulho.

Depois de um trauma pessoal que a transformou completamente e que mudou a sua relação com os alunos, Lúcia vê no trabalho uma forma de começar uma nova vida. A morte de um estudante de outro turno, com quem a professora mantinha uma relação difícil e repleta de altos e baixos, fez com que a Lúcia se afastasse da escola até se recuperar emocionalmente e assimilar essa nova realidade. “Lúcia é persistente e tem um perfil materno muito forte. Ela não sossega até tentar resolver situações que surgem dentro e fora na escola”, adianta a atriz Debora Bloch.

Já Eliete é divertida, solar e positiva. Ela nasceu e ainda vive numa comunidade, e estudou em escola pública, o que faz com que conheça bem a realidade dos estudantes, facilitando o convívio entre eles. “Eliete tem uma relação horizontal com os alunos, ela é capaz de entendê-los perfeitamente. A personagem tem seus momentos de humor, de acolhimento, mas ela também sabe que, às vezes, é necessário ter pulso firme, principalmente naquele ambiente”, alerta sua intérprete, a atriz Thalita Carauta.Com uma personalidade oposta à de Eliete, Sônia está cansada e quase desiludida com a educação pública. Além dos desafios profissionais, a professora carrega até a sala de aula resquícios de seus dramas pessoais, que envolvem dois filhos pequenos, um marido desempregado e uma série de agressões físicas e verbais. “Sônia é uma personagem de fácil identificação porque tem uma história que, infelizmente, não existe apenas em obras de ficção. Como professora, é apaixonada pelo o que faz e reconhece a força de vontade de seus alunos. Tenho certeza de que Sônia é uma inspiração para muitas mulheres”, afirma a atriz Hermila Guedes.

Acostumado a frequentar outros locais, Marco André difere-se dos restantes colegas por ter um olhar mais elitizado, voltado para a realidade do ensino privado. Na escola, o educador enfrenta a dura realidade da rede pública e a complexidade dos dramas dos professores e alunos que frequentam o local. “O Marco André chega à escola por um erro e fica surpreso com a realidade que encontra. É como se ele não se encaixasse naquele ambiente. Mas ele também acredita que aqueles alunos merecem ter contato com outro tipo de disciplina, que é Artes, a sua matéria”, destaca o ator Silvo Guindane.Composta por 11 episódios, ‘Segunda Chamada’ é uma série escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com Maíra Motta , Giovana Moraes e Victor Atherino. Com direção artística de Joana Jabace, a obra conta com a direção de Breno Moreira, João Gomez e Ricardo Spencer.

No elenco ainda nomes como Carol Duarte, Felipe Simas, Mariana Nunes, Nanda Costa, Linn da Quebrada, Otávio Müller, Marcos Winter, José Dumont, Caio Blat e Arthur Aguiar, entre muitos outros.

- Publicidade -

Prêmio Área VIP Portugal 2023

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -