Numa nota publicada e partilhada na sua página oficial do Facebook, a organização da Eurovisão cancelou o certame devido ao Covid-19.
Com pesar, os responsáveis pelo festival cancelaram o evento que iria decorrer entre os dias 12 e 16 de maio em Roterdão, nos Países Baixos. “Nas últimas semanas exploramos diversas opções para que o Festival Eurovisão da Canção avançasse”, escreveram. “Contudo, a incerteza criada com a propagação do COVID-19 em toda a Europa – e com as restrições impostas pelos governos dos participantes e das autoridades holandesas – leva a União Europeia de Radiodifusão (European Broadcasting Union – EBU) a tomar a difícil decisão de que é impossível continua com o evento vivo, como planeado”, avançaram.
Apesar do contratempo, a organização do certame e todas as entidades envolvidas garantem estar a trabalhar para a edição de 2021. “A EBU, a NPO, a NOS, a AVROTROS e a cidade de Roterdão irão continuar as conversações acerca da organização do Festival Eurovisão da Canção em 2021″, pode-se ler no comunicado.
Recorde-se que vencedora do Festival da Canção 2020 foi Elisa, a representante portuguesa no Festival da Eurovisão da Canção que, agora, está adiado.